terça-feira, 15 de abril de 2014

Bibliotáxi- Cultura é o que precisamos

                     
Você entra em um táxi e se depara com cestos de livros fixados atrás dos bancos. Aí escolhe o título que achou mais interessante e começa a leitura. Contudo, a viagem chegou ao final. E agora? Não tem problema. Para levar o livro para casa, basta comprometer-se a colocar outro no lugar. É assim que funciona o projeto Bibliotáxi, criado em 2012 em São Paulo, por meio do aplicativo Easy Taxi.

A ideia da iniciativa foi dada pelo jornalista e ativista cultural Gilberto Dimenstein ao fundador da Easy Taxi, Tallis Gomes. "Nosso objetivo era criar uma rede social física de livros, aliando mobilidade com cultura", conta Gomes à Exame.com.

Segundo ele, metade dos 15 mil táxis cadastrados no aplicativo em São Paulo já contam com o Bibliotáxi. Outros países onde a empresa está presente também já aderiram ao projeto, como Colômbia, Chile, Peru e México.

Fica a cargo do motorista decidir se equipa ou não seu veículo com a biblioteca ambulante. Para adotar a ideia, ele tem apenas de buscar o material em um posto de atendimento da companhia, gratuitamente.


Formação de leitores

A Easy Taxi não consegue estimar quantos livros já passaram pelo Bibliotáxi, devido a alta rotatividade. No início, porém, 8 mil títulos foram doados pelo Catraca Livre, um dos projetos de Dimenstein.
A dona do aplicativo, que investiu 120 mil reais no começo do projeto, também organizou campanhas de doações em postos de combustíveis e nos próprios táxis. "Muitas editoras também doam, porque é interessante para o mercado formar leitores", ressalta Gomes, sem falar em números.



Solução para o trânsito ou utopia?



A sustentabilidade no trânsito é uma busca necessária nos dias atuais. A quantidade de veículos nas ruas das grandes metrópoles aumenta a cada ano. Só no Brasil, segundo pesquisa da Othink, do ano de 2000 a 2011, o aumento de carros foi em uma estimativa de 130%. Atualmente o fácil acesso para a compra de carros, com pagamentos e taxas que facilitam a possibilidade de venda, tornam-se fatos que vem a contribuir para o aumento dos números dos automóveis nas ruas.


Não é preciso de pesquisas para analisar o crescimento dos números de carros nas cidades, ou então, a média de veículos da família brasileira. A percepção da mudança é sentida toda vez que o brasileiro está trancado em algum congestionamento no final do dia. O incentivo ao transporte público, para a redução dos números de veículos nas
estradas, ainda é baixo e possuí um resultado inferior aos objetivos do governo.


Fatores que determinam este resultado negativo são influenciados por uma prestação de serviço que deixa a desejar, por conta dos ônibus lotados ou com pouca opção de horários, sendo deste modo, mais cômodo utilizar o carro ao invés de um transporte público. Conforme a pesquisa, realizada pela Othink, os brasileiros estão pessimistas com o futuro do trânsito no país. Mas, o problema não é exclusivo dos brasileiros e sim de inúmeras metrópoles que sofrem com o grande número de veículos nas ruas. E, por isso, a constante busca por uma ideia



                                            Uma ideia inovadora e sustentável!

Em 2010 o projeto de um grupo de chineses ganhou espaço na mídia internacional por oferecer um meio alternativo de locomoção na China, mas, pouco da ideia foi abordada no Brasil e no mundo, por ser considerada uma ideia utópica. Porém, recentemente projeto ganhou mais forças no Brasil e voltou a percorrer por alguns portais de notícias. Com uma oferta inusitada e inovadora, os chineses propõem uma forma de contribuir para a diminuição de até 30% do trânsito na China, o projeto apresenta um ônibus que passa por cima dos carros e evita a formação de engarrafamentos.


O projeto tem o nome de Land Air Bus e utiliza de painéis solares e elétricos para se locomover, o que gera uma economia de até 860 toneladas de combustível ao ano e resulta em uma redução de 2640 toneladas de emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. O ônibus alcança uma velocidade de 60 km/h, e conforme informações dos criadores do projeto, o veículo comporta 1200 pessoas em quatro vagões. A criação possui seis metros de largura e quatro metros de altura, ocupa duas pistas e o custo para implementá-lo chega a ser até 10% mais barato do que a construção de metrôs. Até o momento ainda não existe a confirmação de que será implantado na China, mas o projeto é apresentado como o futuro  das cidades.                           
Assista ao vídeo abaixo:                       


   

"Vivendo o caos do trânsito,passando maus bocados,chegando no trabalho atrasado e cansado,as pessoas acabam se fixando em só reclamar e reclamar.Porém,quando vemos idéias como essa do Land Air Bus,descobrimos que há exeções,que há gente que pensa no futuro,em um futuro melhor,para facilitar a nossa vida,são esses poucos que transformam o mundo.Que essa ideia se multiplique entre os diversos países espalhados pelo mundo,ajudando pobres e ricos sem distinção.Por isso não se fixe só no negativismo,só reclamando,abra sua mente,tenha ideias pense e acredite  em um  futuro melhor que hoje."

                                                  Comentário final:Henrique Breno de Lima-Estagiário da Tarde. 





Microsoft anuncia Menu Iniciar no Windows 8


                                           Um velho conhecido dos usuários Windows está de volta,                                                                                  para facilitar  a  nossa vida





A novidade foi revelada em 2/04 durante a Build 2014, conferência para desenvolvedores promovida anualmente pela Microsoft em San Francisco, na Califórnia.

O novo Menu Iniciar traz elementos do Windows 7 e do Windows 8 em um só lugar. A janela exibida é basicamente a mesma que aparecia no menu do Windows 7, mas apresentando Live Tiles características do Windows 8 dentro dela.

Ainda durante o evento, a Microsoft mostrou um novo modo que permite aos apps mais recentes de Windows 8 serem executados dentro de janelas próprias na Área de trabalho. Na prática, trata-se de um retorno às raízes do Windows tradicional – o que deve agradar os usuários que ainda utilizam mouse e teclado –, mas deixando claro o visual da nova interface utilizada em tablets.


Será possível que o próprio consumidor escolha com qual dos visuais pretende trabalhar.


Essas novidades não devem aparecer de imediato. Os recursos apresentados na conferência fazem parte de uma “atualização futura”, ainda sem data para ser disponibilizada, mas que deve chegar para os usuários ainda em 2014.

Além dessas mudanças no Windows 8.1, a Microsoft anunciou,ainda, o Windows Phone 8.1, que tem a assistente falante Cortana (similar à Siri, da Apple) como principal atração.

A empresa também divulgou que passará a distribuir o Windows de graça para smartphones e tablets de até 9 polegadas.