quinta-feira, 6 de março de 2014

Capoeira na escola

                                  Capoeira na escola

                             Prof°Licínio Carpinelli


No Dia "D"(Dos pais na escola do meu filho),foi realizado este esporte saudável de origem africana que se instalou rapidamente no Brasil,a Capoeira.

A capoeira possui três estilos que se diferenciam nos movimentos e no ritmo musical de acompanhamento. O estilo mais antigo, criado na época da escravidão, é a capoeira angola. As principais características deste estilo são: ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos (próximos ao solo) e muita malícia. O estilo regional caracteriza-se pela mistura da malícia da capoeira angola com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes são rápidos e secos, sendo que as acrobacias não são utilizadas. Já o terceiro tipo de capoeira é o contemporâneo, que une um pouco dos dois primeiros estilos. Este último estilo de capoeira é o mais praticado na atualidade.

E assim nesse espaço do pátio,os pais puderam ver em ação seus filhos praticando a capoeira,com seus mestres-instrutores.





Festa de jovem e criança


Jovens um pouco mais experientes,arriscavam tipícos golpes de capoeira,proporcionando diversão aos pais e pequenos aprendizes,que observavam com atenção cada partida.


Mas não pensem que a diversão ficou só com os mais velhos,a criançada,mostrou sua evolução após treinamento e batalharam dignamente uns com os outros,mostrando que idade e tamanho,não é documento.

Foi uma ótima festa onde não havia ganhador ou perdedor,só havia praticantes de capoeira,que mais que pancadaria e bloqueios,mostrou-se que todos são amigos e parceiros do mesmo time.Parabenizamos os pais que foram e tiveram a oportunidade de desfrutar desse momento de evolução de seus filhos,não só acompanhando pelo caderno e sim ,acompanhando pelos olhos.
Mais uma vez agradecemos à toda direção da escola Prof°Licínio Carpinelli,por proporcionar diversão,cultura e esporte à escola.

Kung Fu na escola

                            Kung Fu na escola

                         Prof°Licínio Carpinelli



O termo "kung-fu" é aplicado as artes marciais Chinesas a séculos e significa "trabalho duro". Essa descrição se encaixa nos rigores envolvidos no aprendizado e prática das Artes Marciais chinesas. De um estudante de Kung Fu se espera a prática diligente. Esta deve envolver fé, resistência, e muitas cansativas, e as vezes dolorosas horas de treinamento. Combinando isso a altos padrões de moral, caráter e disciplina mental, dão ao mesmo estudante um caminho muito árduo a seguir. Existem outros termos nas artes marciais chinesas: "ch'uan shu" (primeira arte), "wu shu" (arte marcial), e "kuo shu" (arte nacional). Porém, nenhum desses termos conseguiu ser tão popularizado e conhecido como o "kung-fu."
O Kung-fu não é simplesmente conhecido como uma forma saudável de exercícios físicos e sistema de defesa pessoal altamente eficientes mas, também mostra ser um benefício mental e espiritual ao praticante. O corpo de um indivíduo não pode agir sem a interferência da mente, e a mente deve ser orientada a acalmar o espírito. A prática do verdadeiro kung-fu exige que os ensinamentos influenciem no dia-a-dia (modo de vida integral), em cada aspecto da vida do praticante. O kung-fu une mente, espírito e corpo. Habilita ações harmoniosas entre os elementos da vida de um ser humano.


A filosofia reside na importância entre a harmonia e a ordem natural das coisas, talvez seja melhor simbolizada pelo antigo símbolo taoísta 'yin e yang'. Nenhum lado do símbolo é maior em tamanho e muito menos em importância do que o outro. Os dois lados devem estar em perfeito equilíbrio ou o todo é afetado. Isto se reflete também no praticante de Kung Fu. Deve-se somente atingir o grau de 'mestre' no Kung Fu, quando todos os elementos da vida de uma pessoa estiverem em equilíbrio.
A identidade do Kung Fu é complexa. Sua origem data de aproximadamente 3500 anos, porém, alguns estudiosos afirmam que o Kung Fu data do séc. VI. Acima de 1000 Estilos são conhecidos e reconhecidos de onde mais de 300 são catalogados. Surgiram do Kung Fu, o Karatê, Tae Kwon Do, Esgrima, Aikidô e muitas outras. Estas novas formas de luta foram criadas a partir de uma vertente do Kung Fu ou de um determinado estilo ou técnica, de onde, buscou-se trabalhar, conservar e até mesmo adaptar características de um determinado conjunto de movimentos, estilos, ou até mesmo todo um conjunto de técnicas, formas de defesa ou ataque, dando origem a uma nova arte. O Jiu-Jitsu, por exemplo, se originou da técnica Shaolin C'hin Na. O Karatê, teve origem com mais ênfase, no estilo do Tigre.
Esta arte requer de seu adepto um esforço extremo de disciplina no que se refere a comportamento físico e mental. Isto é apenas um item genérico de muitos outros em que se pode dissertar a respeito do Kung Fu que é muito mais do que uma luta. Para se tornar adepto, é importante que se entenda Tao, "o caminho", e o Budsimo, a essência da filosofia e a vida dos que deram origem a estas artes.
Embora possa-se dissociar a religião da pratica marcial, é inegável a sua relação na origem.O poder do adepto do Kung Fu repousa na habilidade de se defender em situações ímpares e impossíveis. Após anos de prática dirigida , esses monges se tornaram mais do que simplesmente adeptos das formas de sobrevivência, porém, a aceitação e a escolha para se tornar um membro, era difícil.
Como jovens meninos, a aplicação para se tornar um membro do selecionado grupo de alunos, era composta de tarefas fáceis e difíceis do trabalho relacionado a manutenção do Templos. Sua sinceridade e habilidade em manter os segredos da ordem Shaolin eram severamente testadas por anos a fio antes de se divulgar os mais importantes e preciosos segredos. Uma vez aceitos pela ordem superior do Templo, sua entrada no Kung Fu era considerada como uma porta de entrada para um novo mundo. Ele trabalharia por longas horas treinando o corpo e a mente para trabalhos em equipe e em esforços coordenados.
Ele aprenderia os princípios do combate, o Caminho de Tao e juntos, iriam assegurar seu caminho a Paz.
Seriam ensinadas inicialmente as primeiras técnicas básicas utilizando os punhos (socos), formas pré-definidas que simulavam múltiplos ataques. Estas formas se tornavam mais complexas de acordo com o avanço do aprendiz, que em paralelo, estudava Taoismo .
Completado o estágio de estudante, ele se tornava um discípulo. Iria então, estudar os segredos mais profundos das artes e filosofia. Armas de todos os tipos iriam se tornar familiares a ele, assim como armas de ataque e defesa. Ele iria aprimorar seus movimentos para harmonizar com sua respiração. Sua mente iria esvaziar nas profundezas da meditação e iria melhorar sua energia Ch'i (conceito de magnitude, plenitude mental. Em resumo, Ch'i é o poder governando o poder universal, assim como a palavra). Somente canalizando essa energia, pode uma pessoa de pequeno porte físico, aprender a quebrar tijolos com suas mãos nuas, ou aprender a sentir os movimentos de seu inimigo no meio da escuridão.
Sabe-se que na Montanha Wudang os requisitos eram muito semelhantes aos de Shaolin.


Movimentos essenciais no Kung Fu são ações comandados por Chi. Compare os movimentos de um adepto de Karatê e um adepto de Kung Fu. As diferenças são óbvias e notórias.
O Karateka se move deliberadamente, forçosamente, cada movimento é único e distinto do outro. Ele soca linearmente e chuta em linha reta, mantém seu corpo rígido como o ferro. O Kung Fu, por sua vez, é suave, flui nos movimentos, permitindo vários movimentos em um único que segue uma seqüência lógica e harmoniosa. Em suma, Kung Fu é fluido.
Ch'i corretamente coordenada permite fluidez. Considere uma simples gota d'água. Sozinha, ela é inofensiva, gentil e sem força, porém, o que no mundo pode conter a força de um tsunami. O conceito de Chi é o mesmo. Tocando as energias universais, um aumenta a origem das habilidades de outro. Como pode algúem ferir um adepto de Kung Fu, quando este é capaz de atingir um corpo formado de água? Após examinar rapidamente a estrutura do Kung Fu, pode surgir uma dúvida de que seu conceito principal é verdadeiramente um conceito de uma arte refinada. O Kung Fu necessita de um tremendo conhecimento de informações e disciplinas que deixariam desbancados nossos estudantes liberais de artes
Havia um sistema de graduação utilizado: iniciante, discípulo e mestre. O iniciante (novato ou nível de estudante), era o servente. Somente ensinamentos básicos e rudimentares do Kung Fu chegavam ao seu conhecimento.
Discípulos, no entanto, eram considerados seminaristas (monges iniciantes), tendo no entanto que progredir ainda a condição de mestres. A graduação de Mestre somente era atingida por muito poucos. Realmente, se atingia gradualmente, com o avanço da idade.
Muitos discípulos deixariam os templos onde seriam encaminhados através do país, como médicos, oradores nas leis e religiosidade e guardiões do pobres. Alguns retornariam aos templos tendo a incumbência de preparar a próxima geração de discípulos. O ingresso acontecia em torno dos cinco e sete anos de idade. A graduação acontecia ao se atingir a idade de pelo menos 22 anos e cada passo fazia parte de uma vida longa e dura. A variação de estilos nas artes marciais Chinesas existe graças a vários fatores. Em primeiro lugar, alguns monges, não eram satisfeitos com uma "única" verdade, e criaram melhorias ou variações nos antigos padrões. Algumas artes tiveram origem em exercícios provenientes da Índia, enquanto outras, foram influenciadas por alguns aspectos da luta livre Grega. Além das técnicas trazidas pelos invasores, como Manchus e Mongóis.

Alguns, a pós deixarem o templos, ensinaram a arte a pessoas comuns mixando novos movimentos criados a partir de sua própria iniciativa ou até mesmo melhorias em algum estilo de sua preferência.
Em terceiro lugar, pessoas comuns, ensinadas pelos monges, adaptariam esses ensinamentos à sua vida diária
A harmonia que deve existir num praticante de Kung Fu, também deve ter origem na 'escola' de kung-fu, da escola para o aluno e do aluno para a sociedade. Na 'escola' de kung- fu é ensinado ao aluno; o respeito ao próximo, respeito aos instrutores e a sociedade em que vivem. Em todos os estudantes, repousa a responsabilidade no cuidado com o próximo e com a 'escola' de kung-fu e dessa forma, uma 'escola' de Kung-fu age como uma família. De fato, na tradição chinesa, os membros de uma 'escola' são denominados "irmãos" e "irmãs". O 'mestre' visto nesse contexto, é o "pai" da 'escola' e recebe mais respeito do que um professor.
O 'mestre' de uma 'escola' de kung-fu é conhecido pelos estudantes como "si-fu." O "si-fu" é uma pessoa altamente versátil que possui além da defesa pessoal, conhecimento em medicina, filosofia, cultura chinesa, literatura, etc... O si-fu não é somente um professor de artes marciais, é também responsável em guiar e agir como o exemplo para os estudantes. Uma frase muito comum no kung-fu é que "o estudante começa numa sala escura enquanto o mestre está sob a luz do sol". Esta frase, demonstra quão importante é o si-fu no desenvolvimento de não somente as habilidades dos estudantes, mas, também a atitude e a filosofia.
                                                                                                                                                                                                                                                      É necessário:
                                         Vontade para aprender...
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                Respeito.......


Um bom professor disposto à ensinar
e  oportunidade de pôr em prática.Isso se encontra aqui.




"Mesmo em um lugar,pouco valorizado,um tanto que inapropriado,só se pode fazer algo assim,quando se tem vontade e coragem."
Kung Fu
A palavra Kung Fu pode ser traduzida como 'Maestria', 'Habilidade, eficiência', 'Domínio alcançado com o tempo' , 'Trabalho duro' e muitos outros significados.
Os autores mais respeitados traduzem como "Tempo de Habilidade" e usam-na para designar as pessoas que tenham dedicado por um longo tempo ao domínio técnico de uma disciplina até o ponto em que possam expressá-las com o máximo de habilidade.
No oriente a palavra Kung Fu nunca é utilizada para designar a arte marcial; dá-se preferência ao uso de dois termos.
A saber:
Wu Shu - (Wu = Guerra e Shu= Arte)
Kuo Shu - (Kuo = Nacional e Shu = Arte)
O termo Wu Shu possui uma conotação superior aquela que é atribuída a Kuo Shu.
As palavras Wu Shu servem para designar todas as artes guerreiras, militares ou marciais.
Em 1928, o governo chinês adotou universalmente a expressão Kuo Shu para as artes marciais de origem chinesa, dessa forma distinguido-as de suas sucedâneas coreanas e japonesas.
Enquanto a expressão Wu Shu é usada genericamente, englobando todas as artes marciais conhecidas, a expressão Kuo Shu é usada para designar apenas as artes marciais de origem comprovadamente chinesas.
Devido à imensa riqueza do idioma chinês é possível o uso de outros termos para se expressar a arte marcial.
É muito comum a designação "Ch'Uan Shu" para significar um determinado conhecimento marcial ou mesmo um estilo.
O termo Ch'Uan designa a arte do uso dos punhos ou mesmo boxe chinês - que é o nome usado para designar o Kung Fu em todo o oriente.
O próprio Bruce Lee usou o ideograma Ch'Uan no frontispício de sua obra "Chinese Gung Fu, the Philosophical Art of Self Defense".
A palavra Kung Fu (ou Gong Fu em dialetos cantonês) é usada aqui no Ocidente para nomear todas as artes marciais de origem chinesa.

Naquela época, a imensidão do território chinês era disputada pelos cobiçosos monarcas bárbaros que habitavam as terras vizinhas.
Em todo o mundo, existem dezenas e dezenas de diferentes estilos de Kung Fu. O Kung Fu subdivide-se em Nan Phai e Pak Phai. O primeiro refere-se aos estilos do Sul da China, caracterizados pela predominância das técnicas de braço e enfatizando a utilização de chutes abaixo da linha da cintura. O estilo Pak-Phai refere-se aos estilos do Norte da China, que caracterizam-se pela predominância de técnicas de pernas, dando ênfase aos chutes altos; daí a frase: "Pés no Norte e Mãos no Sul".


No Catai Lei Ma Yu Min Nan Chuan o objetivo da prática é a elevação física, mental e marcial do praticante, através do mais puro e tradicional Kung Fu .
"A ideia das aulas de Kung fu aos sábados,foi do professor Ricardo,que com sua experiência no esporte,já tinha feito esta mesma atividade em outros anos.Felizmente,quis voltar à ativa e foi aprovado pela direção."
Esperamos que outros professores,ou até mesmo o Governo,tenham inspiração com isso e proponham mais atividades desse tipo,para que nossos jovens não fiquem ociosos e gastem tempo,com aprendizado,coisa do bem.
Agradecemos,à toda direção da escola Prof°Licínio Carpinelli e ao Professor Ricardo o realizador da ideia.



Fotos do Dia D.Fevereiro de 2014.











Aquecimento para a Copa-Amistoso de seleções

Brasil vence a África do Sul por 5 a 0, em Johannesburgo


Os jogadores que ainda brigam por um lugar na seleção brasileira para a Copa do Mundo tiveram o adversário ideal no último teste antes da convocação final no dia 7 de maio. Diante de uma seleção frágil e que sequer se classificou para a segunda fase das eliminatórias africanas para o Mundial do Brasil, o time de Luiz Felipe Scolari dominou a partida no estádio Soccer City e venceu o amistoso por 5 a 0, em Johannesburgo. Neymar (3), Oscar e Fernandinho fizeram os gols.
O Brasil agora só volta a campo em dois amistosos perto do Mundial, mas já com o time da Copa. A seleção enfrenta o Panamá no dia 3 de junho e a Sérvia no dia 6. A estreia da seleção no torneio será no dia 12, contra a Croácia, em São Paulo.
- Fechamos a preparação para o Mundial com chave de ouro. Agora é descansar, jogar os campeonatos que temos que jogar e se preparar bem para a Copa - disse o zagueiro e capitão Thiago Silva.
Com poucas dúvidas em relação ao time que disputará o Mundial. Felipão usou a partida para observar dois jogadores em especial: o lateral-direito Rafinha e o volante Fernandinho. Os dois atuaram nos 90 minutos da partida e pareceram ter aproveitado a oportunidade.
O lateral do Bayern de Munique apareceu bem no ataque, mas defensivamente não foi exigido, pois a África do Sul pouco atacou durante a partida. O jogador briga com Maicon, do Roma, por uma vaga de reserva de Daniel Alves.
Já o jogador do Manchester City teve uma atuação discreta, mas apareceu ao marcar o quarto gol em uma de suas principais características: o chute de fora da área. Fernandinho disputa uma vaga no grupo com Lucas Leiva, do Liverpool, e Hernanes, do Inter de Milão.
- Acho que foi bom. Esses jogos são gostosos. A experiência com campeonatos como a Liga dos Campeões ajuda muito nessa hora - disse Rafinha.


Campeã do Carnaval 2014

Unidos da Tijuca é campeã no Rio; veja melhores momentos

Escola do carnavalesco Paulo Barros fatura o quarto título de sua história. Agremiação já havia conquistado o carnaval em 1936, 2010 e 2012.


Com enredo sobre Ayrton Senna, a Unidos da Tijuca acelerou na avenida e faturou o quarto título de sua história. A escola do Borel foi a última a cruzar a Marquês de Sapucaí na segunda-feira (3), encerrando os desfiles do Grupo Especial do Rio.
O carnavalesco Paulo Barros convocou personagens famosos de desenhos e jogos para desafiar o tricampeão da Fórmula 1, cuja morte completa 20 anos em maio. Divididos em 34 alas, os 3,6 mil componentes da agremiação representaram animais velozes, máquinas potentes e super-heróis. A Unidos da Tijuca foi campeã em 1936, 2010 e 2012.

'Tijuca foi igual ao Senna, ganhava sempre na reta final', diz presidente
O presidente da escola campeã, Fernando Horta, disse que não tinha dúvidas da vitória. "Depois do desfile da Tijuca eu não tinha dúvida. Foi o conjunto todo, da harmonia, da bateira, todo o conjunto da escola estava perfeito", declarou.
Horta ainda comparou a vitória da Unidos da Tijuca ao Ayrton Senna: "A Tijuca foi igual ao Senna, ganhava sempre na reta final", afirmou.
O presidente parabenizou a todos os envolvidos no trabalho para o desfile da Unidos da Tijuca neste carnaval. "É muita emoção devido ao trabalho. Fazer uma escola de comunidade é muito difícil. Parabéns a toda a minha diretoria, todos os nossos segmentos, que vieram para ganhar esse carnaval", declarou Fernando Horta.
Dá-lhe Brasil,dá-lhe Ayrton Senna onde você estiver saiba que ainda vive em nossos corações e até o ano que vem carnaval!!