sexta-feira, 4 de abril de 2014

RPG e História da Arte





O professor de História gaúcho Lucas Molina criou dois jogos de RPG (role-playing game) com temas relacionados à História da Arte com um duplo objetivo: contribuir para a preservação e divulgação histórica das artes e, ao mesmo tempo, criar um instrumento de ensino para o trabalho que desenvolve na sala de aula. Mas para a sua surpresa o seu trabalho foi além e ganhou destaque no mercado mundial de games. Vamos conhecer de perto esse o trabalho.


Painters Guild

É um jogo sobre gerenciamento de uma associação de pintores na Itália Renascentista do século 15. Nele, o pintor Verocchio gerencia o jovem Leonardo da Vinci dentro de uma guilda que simula o mercado da arte: há uma demanda de quadros por compradores que chegam ao local e Da Vinci, ainda inexperiente, precisa pintá-los. No game, durante a ação, o jogador pode contratar aprendizes, discipliná-los, condená-los a um castigo, mas nada é pré-determinado e depende das ações e decisões do jogador. A versão alpha de Painters Guild pode ser jogada gratuitamente no site oficial do jogo, que é feito em pixel art.
Avant-Garde

Esse game é um RPG em que o jogador assume o papel de um artista na Paris da passagem do século 19 e 20 e cria suas próprias obras, aprende técnicas, participa e funda novos movimentos artísticos. Há ainda situações em que o artista interage com colegas famosos como Monet e Picasso nos cafés parisienses. Suas ações permitem que ele ganhe reconhecimento e obtenha lucros vendendo retratos para a burguesia e quadros históricos para o Estado.


Por outro lado, suas ações podem levá-lo a entrar em um crise financeira enredar-se em dívidas vultosas e cometer suicídio sem nunca obter reconhecimento, ainda que impulsionando a vanguarda.


Segue abaixo vídeo (em inglês) demonstrativo do Painters Guild:






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