segunda-feira, 24 de março de 2014

A boa comunicação é uma arte que pode ser aprendida


                           A boa comunicação e suas regras    

Comunicar-se bem hoje é uma habilidade essencial, seja ao vivo ou na Internet, por e-mail, MSN ou Orkut. Algumas regras básicas podem ajudar você a fazer-se entender, atingir seus objetivos e estabelecer boas relações sociais. Anote:


1 – Antes de iniciar sua comunicação, planeje e esclareça bem o que você tem a comunicar, e qual é o objetivo da sua mensagem.
2 – Tenha foco, seja específico.
3 – Leve em consideração o ambiente, o contexto e as expectativas dos ouvintes.
4 – O conteúdo (o que comunicar) e a forma (como comunicar) são igualmente importantes. Se a comunicação é falada, expresse-se com calma, use tom de voz e gestos agradáveis. Se a comunicação é escrita, confira a pontuação e a ortografia. Em ambos os casos, seja gentil e bem-educado. Palavras como “por favor’ e “muito obrigado” são bem-vindas.
5 – Ouça com atenção. Considere o conhecimento e a opinião dos colegas.
6 – Não interrompa aquele que fala.
7– Não fale ao mesmo tempo.
8 – Não fique ansioso para exibir sua cultura.
9 – Não queira dominar a conversa.
10 – Não seja pedante.
11 – Não faça piada de tudo, para parecer engraçado.
12 – Tenha calma ao apresentar seus argumentos.
13 – Assuntos de interesse coletivo têm preferência aos assuntos pessoais.
14 – Não interrompa uma conversa para atender o celular. Isto demonstra pouca atenção com o seu interlocutor.
15 – Verifique se os ouvintes compreenderam o que você disse.


Fontes: “A arte de bem conversar”, de Jonathan Swft. “Introdução à Teoria Geral da Administração”, de Idalberto Chiavenato- Editora Campus,

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